A reportagem do Globo Repórter sobre proteínas acerta ao criticar suplementos desnecessários, produtos ultraprocessados com apelo “proteico” e a ideia de que simplesmente aumentar proteína produz músculos. O problema começa quando uma crítica razoável ao marketing passa a ser usada para sustentar conclusões que os próprios estudos não permitem generalizar.
Média populacional vira necessidade individual, 1,6 g/kg aparece quase como teto biológico, proteína vegetal e animal passam a ser tratadas como equivalentes desde que a planilha mostre o mesmo número de gramas e a velha “sobrecarga dos rins” reaparece sem separar adaptação fisiológica de lesão. A embalagem pode ser simplista. A reportagem também pode.
“Nós já consumimos além do recomendado” — recomendado para quem?
O que foi dito: “Nós já consumimos quantidades suficientes de proteínas e, na realidade, além do que seria o recomendado.”
A principal referência usada para sustentar essa ideia é O mito do déficit proteico, publicado na Revista de Saúde Pública. O próprio periódico classifica o trabalho como Comentário, e não como ensaio clínico destinado a estabelecer necessidades individuais de proteína.
O artigo analisou dados de 46.164 participantes da POF 2017–2018 e considerou baixa ingestão quando menos de 10% das calorias vinham de proteína. Esse detalhe muda bastante a interpretação. Uma pessoa de 70 kg consumindo 1.200 kcal pode obter 15% da energia de proteína e ainda ingerir apenas 45 g por dia, cerca de 0,64 g/kg. Passaria pelo critério percentual, embora a quantidade absoluta pudesse ser insuficiente em vários contextos.
Portanto, mostrar que poucos brasileiros ficam abaixo de 10% das calorias provenientes de proteína não demonstra que todos estejam com ingestão ótima, muito menos que 1,3 g/kg seja “excesso”. As Diretrizes Alimentares para Americanos 2025–2030, por exemplo, trabalham com 1,2–1,6 g/kg/dia. Para pessoas fisicamente ativas, referências esportivas frequentemente utilizam faixas ainda maiores.
A reportagem até reconhece depois que idade, atividade física, saúde e objetivo mudam as necessidades. O curioso é que essa individualização chega alguns minutos depois de uma média nacional já ter sido usada para tranquilizar praticamente todo mundo.
1,6 g/kg: um ponto estatístico virou uma placa de “fim da linha”
O que foi dito: “Por volta de cerca de 1,6 g por quilo de peso [...] parece não haver nenhum efeito adicional.”
A afirmação deriva principalmente da meta-análise de Morton e colaboradores, com 49 estudos e 1.863 participantes. Ela encontrou que suplementar proteína junto ao treinamento resistido aumentou massa livre de gordura e força, estimando um ponto de inflexão próximo de 1,62 g/kg/dia.
Só há um detalhe pouco televisivo: o intervalo de confiança desse ponto foi de 1,03 a 2,20 g/kg/dia. Isso não transforma 2,2 g/kg em necessidade universal, mas mostra que 1,6 não é uma fronteira fisiológica precisa. O próprio artigo do site sobre a ingestão ideal de proteína discute exatamente essa diferença.
O que os dados indicam é redução progressiva do retorno para hipertrofia quando a ingestão já está adequada. Isso é muito diferente de dizer que o grama seguinte perdeu utilidade. Preservar massa magra durante emagrecimento, atender um idoso com resistência anabólica ou sustentar grande volume de treino são perguntas diferentes daquela respondida pela meta-análise.
O whey pós-treino é “puro mito”? A frase é melhor para TV do que para fisiologia
O que foi dito: “Isso é puro mito.” Em seguida: “Não faz diferença o momento exato em que você toma o suplemento.”
A ideia de que existe uma janela de poucos minutos e que o treino foi “perdido” caso o whey não seja tomado imediatamente realmente é exagerada. O total diário de proteína pesa muito mais.
Mas disso não decorre que distribuição e contexto sejam irrelevantes. Treinar depois de uma refeição rica em proteína não é a mesma situação de treinar após um longo jejum. Idosos também apresentam menor resposta anabólica a pequenas doses e podem se beneficiar de uma distribuição planejada. O artigo “Fantástico: proteína em excesso pode prejudicar a saúde” discute por que metas por refeição funcionam como ferramentas práticas, não como tetos rígidos.
Um ensaio com 25 g versus 100 g de proteína após exercício resistido, citado nessa análise, observou resposta dependente da dose por até 12 horas. A dose maior elevou por mais tempo a disponibilidade de aminoácidos e a incorporação em proteínas corporais. O restante, portanto, não “vira desperdício” magicamente depois de uma porção arbitrária.
“Tanto faz” se a proteína é animal ou vegetal?
O que foi dito: “Se a quantidade de proteína é adequada, tanto faz se a origem dela é animal ou vegetal.”
Essa é uma das simplificações mais frágeis da reportagem.
O estudo da USP usado como exemplo acompanhou apenas 38 homens jovens por 12 semanas. Os veganos receberam isolado de soja; os onívoros, whey; ambos foram ajustados para cerca de 1,6 g/kg/dia. Os ganhos de massa e força foram semelhantes.
É um resultado relevante: uma dieta vegana planejada e suplementada conseguiu sustentar hipertrofia nesse grupo. Mas daí para “tanto faz a origem” existe um belo salto. O estudo não comparou bife com feijão, ovo com arroz ou peixe com sementes. Comparou dietas que receberam suplementos proteicos concentrados para igualar a ingestão total.
A análise “Proteínas de origem animal e vegetal são equivalentes?” explica por que quantidade total é apenas uma parte da equação. Digestibilidade, leucina, aminoácidos essenciais e disponibilidade após a digestão também importam.
O estudo com feijão e arroz torna essa equivalência ainda mais difícil de defender
A reportagem valoriza repetidamente a combinação de arroz com feijão como exemplo de proteína vegetal complementar. A lógica bioquímica existe: cereais tendem a ser mais limitados em lisina, enquanto leguminosas apresentam menor proporção de aminoácidos sulfurados. Combinar ambos melhora o perfil teórico.
Mas um ensaio clínico randomizado publicado em 2026 testou justamente o que acontece depois disso.
Onze adultos jovens fisicamente ativos fizeram exercício resistido e receberam uma refeição com arroz e feijão contendo 20 g de proteína, 114 g de carboidratos e 548 kcal. A combinação melhorou o perfil teórico de aminoácidos, mas os aminoácidos essenciais, leucina e metionina no sangue não aumentaram como na condição com nutrientes isolados. Os autores apontaram digestibilidade, absorção, extração esplâncnica e a própria matriz do alimento como possíveis explicações.
A síntese proteica muscular aumentou após o exercício, mas não foi maior com arroz e feijão do que com a mistura isolada equivalente: 0,057% contra 0,052% por hora.
O estudo ainda fez uma comparação exploratória com dados anteriores de carne suína magra. Essa comparação não fazia parte do desenho randomizado principal e não deve ser tratada como prova definitiva. Mesmo assim, a síntese proteica pós-prandial com a carne chegou a 0,103% por hora, acompanhada de maior disponibilidade de aminoácidos.
Ou seja: melhorar a combinação vegetal é uma coisa; produzir a mesma resposta fisiológica de uma proteína animal pode ser outra. O número “20 g de proteína” na tabela não obriga o músculo a ignorar digestibilidade e matriz alimentar. O músculo, aparentemente, ainda não aprendeu a ler rótulos.
A própria bancada da reportagem enfraquece o argumento
O que foi mostrado: cerca de 20 g de proteína em 80 g de carne, 100 g de sementes de abóbora ou aproximadamente 750 g de arroz.
A intenção era explicar que peso do alimento e quantidade de proteína são coisas diferentes. Correto. Mas a demonstração também revela, diante da câmera, algo que o discurso tenta suavizar: densidade proteica importa.
Usando os números apresentados, seria necessário quase nove vezes mais arroz em peso para atingir a proteína daquela porção de carne. Ninguém sugeriu comer 750 g de arroz isoladamente, e seria desonesto dizer o contrário. Mas também é difícil olhar para essas porções e concluir que a origem “tanto faz”.
Para um idoso com pouco apetite, por exemplo, volume alimentar é uma questão prática. Para alguém controlando carboidratos ou calorias, também. A mesma quantidade nominal de proteína pode vir junto de composições metabólicas muito diferentes.
Proteína animal “carrega muito mais gordura saturada”?
O que foi dito: “As proteínas de origem animal [...] carregam muito mais gordura saturada.”
A frase transforma uma categoria inteira de alimentos em sebo com aminoácidos. Peixe magro, peito de frango, ovos, filé-mignon, carne moída, queijo e whey têm composições completamente diferentes.
Do lado vegetal ocorre a mesma coisa. Coco e palma podem concentrar bastante gordura saturada, enquanto um isolado de soja tem outro perfil. A propriedade pertence ao alimento e à quantidade consumida, não à palavra “animal” ou “vegetal”.
A análise “Reduzir gordura saturada reduz mesmo o risco cardiovascular?” mostra ainda que a evidência de intervenção é mais complexa do que o resumo habitual. Reduções em alguns eventos cardiovasculares não vieram acompanhadas de redução clara de mortalidade total ou cardiovascular, e os estudos frequentemente modificaram outras características da alimentação ao mesmo tempo.
Isso não transforma gordura saturada em vitamina. Apenas impede usar “proteína animal” como diagnóstico nutricional.
A velha “sobrecarga dos rins” precisa de uma definição
O que foi dito: em indivíduos predispostos, proteína adicional poderia provocar “sobrecarga de alguns órgãos como rim, fígado”.
A ressalva sobre predisposição é correta e importante. Pessoas com doença renal crônica precisam de abordagem própria. O problema é que “sobrecarga” soa como lesão mesmo quando a evidência apresentada não demonstra lesão.
O artigo sobre a reportagem anterior do Fantástico separa os cenários que normalmente são misturados: adultos com rins saudáveis, pessoas com DRC e indivíduos que simplesmente acrescentam shakes, barras e sobremesas proteicas sobre uma dieta já excessiva.
Uma meta-análise de 28 estudos com 1.358 adultos sem doença renal comparou dietas mais e menos proteicas. A filtração glomerular final foi ligeiramente maior com mais proteína, mas a mudança da função renal não diferiu significativamente entre os grupos. Os autores concluíram que, nos estudos avaliados, maior ingestão proteica não prejudicou a função renal de adultos saudáveis.
Rim trabalhar mais não significa rim lesionado. Coração bate mais rápido durante exercício; a conclusão habitual não é que caminhar “sobrecarrega” o coração e deve ser evitado.
“Todo o excesso vai para gordura” também precisa definir excesso
O que foi dito: “Todo o excesso vai para algum acúmulo de gordura.”
Se a palavra “excesso” significa superávit energético sustentado, ganho de gordura pode ocorrer. Mas se significa simplesmente proteína acima de 0,8 ou 1,3 g/kg, a conclusão não acompanha a premissa.
Proteína é particularmente saciante e tem efeito térmico elevado. Como detalhado na análise sobre proteína em excesso, estudos de superalimentação mostram que aumentar proteína não anula o efeito de consumir energia demais, mas modifica gasto energético e composição do peso ganho.
Um shake colocado por cima de uma dieta já suficiente pode simplesmente acrescentar calorias. Trocar um alimento menos saciante por uma fonte proteica é outra situação. Calorias continuam existindo; fisiologia também.
A ordem dos alimentos realmente “não faz diferença”?
O que foi dito: “Se vai comer tudo que está no prato, não faz diferença.”
Para perda de gordura corporal no longo prazo, não há boa evidência de que apenas inverter a ordem dos alimentos resolva o problema. Mas transformar isso em “não faz diferença” apaga outros desfechos.
Estudos de sequenciamento alimentar mostram menores elevações pós-prandiais de glicose e insulina quando carboidratos são consumidos depois de proteína e vegetais. A revisão discutida em “Os benefícios do sequenciamento de alimentos” mostra justamente essa diferença.
A mesma refeição pode ter as mesmas calorias e produzir curvas glicêmicas diferentes. A balança calórica não foi abolida; apenas não explica sozinha todos os desfechos metabólicos.
“A gente precisa de carboidrato” mistura necessidade com preferência alimentar
O que foi dito: “A gente precisa de proteína, [...] fibra, [...] carboidrato.”
Proteína fornece aminoácidos essenciais que o corpo não consegue produzir em quantidade suficiente. Carboidrato alimentar não ocupa a mesma categoria fisiológica: o organismo consegue fabricar glicose por gliconeogênese.
Isso não prova que todos devam retirar carboidratos nem que alimentos ricos em fibras sejam inúteis. Significa apenas que benefício potencial, recomendação alimentar e essencialidade bioquímica são conceitos distintos. Colocá-los na mesma frase simplifica justamente o tipo de nutrição que a própria reportagem diz querer explicar.
O problema central não é a crítica ao marketing. É o padrão de evidência
A reportagem tem acertos importantes. Suplementos não são obrigatórios. Whey não compensa treinamento ruim. Idosos e pessoas emagrecendo precisam proteger massa muscular. Uma dieta vegetal bem planejada consegue fornecer proteína suficiente. Produtos com a palavra “protein” na embalagem não recebem automaticamente um halo de saúde.
Esses pontos não precisam ser contestados para perceber as falhas mais relevantes: usar médias para falar de indivíduos, tratar recomendações como teto, transformar uma regressão estatística em limite fisiológico, confundir proteína vegetal suplementada com qualquer alimento vegetal, igualar fontes pelo número de gramas, sugerir lesão renal a partir de “sobrecarga” e reduzir respostas metabólicas ao total calórico.
Há uma ironia final. A reportagem critica corretamente o “nutricionismo”, a tendência de reduzir alimentos a nutrientes isolados. Poucos minutos antes, porém, coloca 20 g de proteína de arroz, sementes e carne lado a lado como se o número fosse a principal informação. Quando a proteína está estampada numa embalagem, olhar apenas para o nutriente seria reducionismo. Quando aparece numa bancada de televisão, aparentemente a regra fica mais flexível.
Uma leitura mais fiel à evidência é menos elegante para uma chamada de TV: proteína é essencial; a quantidade adequada varia; mais nem sempre é melhor; menos também não é automaticamente suficiente; fontes vegetais podem funcionar bem, mas não são necessariamente equivalentes a fontes animais em digestibilidade, densidade e resposta pós-prandial; e riscos clínicos precisam ser avaliados na população em que realmente foram demonstrados.
Criticar exageros de influenciadores é necessário. O mesmo rigor deveria valer quando a simplificação vem acompanhada de microfone, edição profissional e audiência nacional.
