Dieta carnívora é uma abordagem alimentar baseada em alimentos de origem animal. Este site reúne a maior base de referências em português sobre o tema, integrando estudos científicos, relatos clínicos, experiências pessoais, etnografia, antropologia, sustentabilidade e documentários.

As falácias do “nose-to-tail”: comer o animal inteiro é mesmo necessário?

Fígado bovino representando a discussão sobre nose-to-tail, consumo de vísceras, vitamina A e alimentação ancestral

Por Amber O'Hearn,

Este post trata da ideia bastante difundida — mas profundamente equivocada — de que os seres humanos pré-agrícolas necessariamente comiam fígado na mesma proporção em que ele representava o peso da carcaça dos animais caçados e de que, portanto, nós também deveríamos fazer isso. Parte deste material foi apresentada na KetoCon 2019.

Embora as implicações da narrativa “nose-to-tail” ultrapassem a questão da hipervitaminose A, ela é profundamente relevante, pois muitos defensores da ideia de que doses regulares de fígado são essenciais em uma Dieta Carnívora dependem fortemente desse raciocínio.

Como mencionei em Hipervitaminose A: uma breve introdução, existem muitos componentes no quadro completo da hipervitaminose A em uma dieta carnívora, e pretendo abordá-los apenas uma parte de cada vez, embora provavelmente tudo só faça sentido quando todas as peças estiverem no lugar — com sorte, fará sentido nesse momento! Um correspondente particularmente irrefletido fez uma publicação inteira no X criticando minha introdução pela ausência de argumentos que eu havia dito explicitamente que abordaria mais adiante. Mas sei que meu público habitual é mais perspicaz do que isso. Obrigada pela paciência! Este tema não estava naquela lista original, mas deveria estar.

Palestra com uma seção sobre “Nose-to-Tail”:
Measures of Dietary Quality — L. Amber O’Hearn, KetoCon 2019

O “nose-to-tail” parte de premissas ruins

A ideia básica do “nose-to-tail” é que os seres humanos pré-agrícolas necessariamente comiam tudo o que era comestível e a que tinham acesso. As duas principais premissas equivocadas normalmente incorporadas a essa lógica são:

  1. “Até recentemente, os seres humanos viviam constantemente à beira da fome.”
  2. “Como somos onívoros, não temos seletividade alimentar.”

Vamos primeiro tratar dessas duas ideias e depois reexaminar o conceito de “nose-to-tail” à luz de uma perspectiva evolutiva.

Não vivíamos constantemente à beira da fome

A ideia de que, até muito recentemente, os seres humanos viviam constantemente à beira da fome é tão difundida que parece quase intuitiva. Na realidade, porém, ela não é nem lógica nem compatível com as evidências. Podemos perceber o quanto essa crença é disseminada porque ela aparece como pressuposto em outras duas narrativas comuns: a ideia equivocada, usada para defender o jejum, de que os seres humanos seriam adaptados a fomes frequentes; e a hipótese de que a epidemia moderna de obesidade seria resultado de um ambiente alimentar de abundância sem precedentes.

Como descrevi no segundo capítulo de O Carnívoro Facultativo, muitas pessoas acreditam que os seres humanos só recentemente passaram a enfrentar problemas de obesidade porque, no passado, nunca teríamos tido acesso a comida suficiente para engordar. Isso é absurdo por várias razões. Uma delas é que pressupõe que nossos mecanismos de saciedade não funcionam corretamente. É o reflexo invertido do clichê sobre a sede: “Beba mais do que acha necessário, porque, quando sentir sede, você já estará desidratado!”. Neste caso: “Não coma tanto quanto acha necessário, porque, quando se sentir saciado, já terá comido demais!”. Pobres seres humanos estúpidos. Centenas de milhões de anos de evolução e, ainda assim, não conseguimos acertar nem a sinalização biológica básica.

A maioria das versões dessa ideia pressupõe a existência de algum mecanismo genético capaz de se sobrepor à saciedade, que de outro modo é funcionalmente adaptativa. Mas sabemos que esse mecanismo genético especial não existe. Já apontei os problemas fundamentais das evidências usadas em favor dessa “hipótese do gene econômico” no capítulo mencionado acima, portanto encaminho o leitor interessado para lá. E, na ausência de algum gene especial que nos faça engordar, o padrão normal de uma espécie diante de mudanças na disponibilidade de alimento é aumentar ou diminuir sua população, e não ficar excessivamente gorda.

Outro problema é que temos muitos exemplos de abundância sem obesidade, incluindo não apenas longos períodos modernos sem fome, mas também casos como o dos Pima antes da colonização das Américas pelos europeus. Em sua obra Good Calories, Bad Calories [1], Gary Taubes usa os Pima como exemplo de como, no mundo moderno, a obesidade costuma estar associada à pobreza — e não à abundância. Ele observa especificamente que relatos históricos descrevem os Pima como muito aptos fisicamente e, ao mesmo tempo, vivendo em um contexto de enorme disponibilidade de alimentos. Hoje, em situação de pobreza, eles são conhecidos por taxas extremamente elevadas de diabetes e obesidade. Isso não parece ser uma exceção.

Quanto ao estereótipo de que os seres humanos eram regularmente submetidos a períodos de fome antes da agricultura, isso parece se basear em uma visão ingênua e pouco caridosa do arquétipo do “homem das cavernas burro”: pessoas que teriam o hábito de caçar apenas o que precisavam naquele momento, comer até acabar e depois passar fome até a próxima caçada bem-sucedida. Considerando que até os neandertais tinham verdadeiras “fábricas de gordura” em grande escala [2], que nossas presas-alvo incluíam megafauna capaz de fornecer alimento por semanas ou meses quando preservada [3][4][5][6], que a preservação de carne por fermentação é tão comum a ponto de possivelmente ajudar a explicar nosso pH gástrico semelhante ao de animais necrófagos [7][8] e, por fim, considerando o simples fato de termos sobrevivido, a ideia de que rotineiramente deixávamos a comida acabar parece bastante improvável. Além disso, comparações de evidências ósseas entre sociedades de caçadores-coletores e agricultores contemporâneos sugerem que episódios de fome são muito mais característicos dos segundos [9]. Em outras palavras, talvez a fome tenha sido menos comum antes da agricultura.

Se não é verdade que os seres humanos estavam regularmente tão desesperados por comida a ponto de simplesmente comer tudo o que fosse possível, então é razoável supor que, como qualquer outra espécie, desenvolvemos preferências e critérios. E, naturalmente, desenvolvemos [10].

Só porque você pode, não significa que deva

A noção de que onívoros “comem de tudo” é outra daquelas ideias que parecem lógicas à primeira vista, mas desmoronam quase imediatamente quando examinadas com atenção. Em outro capítulo de O Carnívoro Facultativo: carnívoros, herbívoros e javalis. Oh meu”, descrevo em detalhes o problema fundamental da compreensão leiga do que significa ser onívoro: se a definição não for construída com cuidado, praticamente todos os animais da Terra seriam classificados como onívoros, incluindo felinos e bovinos, exemplos clássicos de espécies carnívoras e herbívoras. Uma definição de onívoro que não torne todo o sistema de classificação sem sentido precisa admitir que a flexibilidade alimentar, por si só, não transforma um animal em onívoro; adaptações fisiológicas fazem com que determinados alimentos sejam melhores do que outros para cada espécie, mesmo que as necessidades nutricionais possam ser atendidas em algum grau por escolhas inferiores.

Na ausência de fome extrema, todas as espécies tendem a comer as partes preferidas do que está disponível, mesmo que isso implique descartar ou ignorar outras possibilidades. É o que ocorre, por exemplo, quando primatas selvagens descartam cascas grossas e cospem os chamados wadges — partes que não desejam — depois de extrair o suco [11]. Na microeconomia existe o conceito de “bem inferior”: quanto maior a renda de uma pessoa, menos ela compra esse bem. O exemplo clássico é um alimento: o repolho. Mas, na realidade, mesmo diante da fome, um alimento com características inadequadas pode não ser consumido. Na palestra indicada acima, mostro um chapéu feito de guaxinim para enfatizar que existem limites para a ideia de “comer a carcaça inteira” e que todos concordamos, em algum grau, que certas partes claramente ultrapassam esse limite.

Mas não devemos presumir que ossos e pelos sejam os únicos componentes que alguém tentaria comer apenas nas piores circunstâncias possíveis.

Um exemplo do que pode ser rejeitado até mesmo em situação de fome é o fenômeno da rejeição de carcaças caçadas com quantidade insuficiente de gordura [12]. Essa rejeição da carne magra decorre da incapacidade humana de obter energia suficiente apenas da proteína, em parte devido à nossa limitação para lidar com os subprodutos do metabolismo proteico acima de determinado limiar (ver, por exemplo, [13]). Da mesma forma, existem plantas que os animais consomem somente em quantidades limitadas ou quando outras substâncias capazes de auxiliar na desintoxicação estão presentes. Por exemplo, bovinos consomem menos quando recebem uma dieta com alta proporção de couve [14] e, de modo geral, utilizam estratégias de seleção alimentar para lidar com compostos secundários das plantas [15]. As aves cedar waxwings comem os frutos de Viburnum opulus, mas apenas quando também têm acesso a proteína adequada proveniente dos amentilhos de choupo, que ajuda a contrabalançar a toxicidade [16].

Nesses casos, o animal é motivado a consumir determinados alimentos quando seu organismo está em condições de lidar com eles, mas passa a evitá-los quando os níveis de toxicidade resultantes seriam altos demais. Presumivelmente, isso é mediado em parte pelo paladar. Por essa razão, considero extremamente imprudente comer algo que tem gosto ruim para você apenas porque racionalmente acha que aquilo seria bom para sua saúde. Muitas pessoas não gostam do sabor do fígado, e parte disso pode simplesmente ser resultado da cultura em que foram criadas. No entanto, minha própria experiência com fígado — algo que ouvi muitas outras pessoas relatarem — é que ele pode parecer absolutamente delicioso de vez em quando, mas, depois de uma porção grande, pode se tornar pouco apetitoso ou até repulsivo por um longo período. Para mim, isso lembra de forma bastante clara a relação entre bovinos e couve e sugere fortemente uma resposta a potencial toxicidade que seria extremamente imprudente tentar contornar engolindo cápsulas.

A adaptação evolutiva é uma interação, não apenas uma resposta

Acho que muitas pessoas imaginam a seleção natural como um processo que ocorre em um ambiente basicamente estável, ao qual um organismo vai se tornando cada vez mais adaptado. Mas isso ignora uma percepção fundamental: os organismos modificam o ambiente à medida que vivem nele. Quando um organismo se especializa em utilizar determinados recursos e deixa outros para trás como desperdício, outros organismos passam a ocupar esse novo nicho. Isso significa que não é necessariamente verdade que os seres humanos, de forma natural, utilizariam todos os recursos em sua “totalidade”. Usamos aquilo que queremos, e isso cria oportunidades. Veremos uma delas abaixo.

O padrão predatório humano é único

Os seres humanos são carnívoros facultativos, mas pertencemos a uma linhagem diferente da de outras espécies, o que produz possibilidades, otimizações e necessidades distintas.

O que a “Dieta Carnívora” não é

No início da década de 2010, quando eu e algumas outras pessoas começamos a chamar de “Dieta Carnívora” a dieta “Zero Carb” (ZC) que muitos de nós fazíamos, foi porque o nome ZC transmitia uma impressão errada a muitos recém-chegados. Embora de fato continuássemos minimizando a ingestão de carboidratos, a principal diferença em relação às dietas “muito baixas em carboidratos” ou “cetogênicas” das quais a maioria de nós vinha não era a contagem de carboidratos, mas a “origem por reino biológico”. A descrição inicial mais precisa da ZC era que comíamos alimentos apenas do Reino Animalia. Essa não era toda a história — por exemplo, o fígado era desencorajado e o café era considerado “ok”, por razões que já discuti em outros lugares. Ainda assim, naquela época me pareceu que “carnívora” seria uma descrição muito menos confusa do que “zero carb”. Eu estava errada.

Ou, pelo menos, embora “carnívora” pudesse ser menos confusa em alguns dos aspectos em que “ZC” era confuso, ela criou uma grande quantidade de confusão por conta própria. A Dieta Carnívora era um protocolo com regras e orientações específicas, mas, naturalmente, quando essas regras e orientações começaram a ser descritas de maneira excessivamente simplificada, os recém-chegados passaram a confundi-las com a própria definição do protocolo, em vez de entendê-las como uma descrição resumida e aproximada.

Especificamente, entre outras distorções, a Dieta Carnívora não é definida pela tentativa de imitar os padrões alimentares de outros animais conhecidos como carnívoros. Não estamos tentando comer como lobos, leões ou ursos-polares. Embora esses animais possam servir como ícones inspiradores, cada um deles apresenta diferenças fisiológicas em relação aos seres humanos que necessariamente tornam suas dietas diferentes. Nem sequer estamos tentando reproduzir a alimentação de algum ser humano primitivo idealizado, por mais carnívoro que ele possa ter sido.

Os seres humanos são “lipívoros”

Como já discuti extensamente em outros lugares, a trajetória evolutiva humana, quando comparada à de outras espécies carnívoras, veio acompanhada de limitações que nos tornaram muito mais dependentes de gordura do que as espécies tradicionalmente reconhecidas como carnívoras. Por essa razão, sugeri uma forma de classificar os seres humanos não apenas como carnívoros no eixo animal-planta, mas também como lipívoros do ponto de vista dos macronutrientes.

Vou deixar essa discussão para outro momento, pois atualmente estou escrevendo muito mais sobre o assunto com outro pesquisador. No entanto, se você aceitar essa ideia como premissa por enquanto — ou se já tiver sido convencido por meus trabalhos anteriores — poderá entender por que considero isso uma parte importante das evidências de que nós não simplesmente comíamos “qualquer coisa que conseguíssemos encontrar”.

A coevolução com cães afetou as proporções

A domesticação dos cães provavelmente começou antes da agricultura, entre caçadores-coletores, perto do fim da Era Glacial. Não é fácil explicar a domesticação de um competidor ecológico, mas já foi proposto que as proporções mais elevadas de proteína em relação à gordura dos animais caçados nesse período forneciam aos seres humanos mais proteína do que conseguíamos utilizar [17]. Esse excedente não aproveitado pode ter sido o atrativo inicial e, posteriormente, algo de valor que poderia ser trocado com os cães por seu trabalho.

Isso é compatível com muitos relatos etnográficos de sociedades modernas de caçadores-coletores alimentando cães com o excesso de carne magra. Além disso, esses relatos frequentemente mencionam a oferta preferencial de vísceras aos cães. Embora as pessoas certamente comessem fígado em determinadas ocasiões, a proporção consumida por humanos deve ter sido afetada por essa prática. Alguns exemplos reunidos por Speth [18] incluem:

“O indígena alimenta seu cão com filé-mignon, contrafilé, carne das pernas e coração, pulmões, fígado e rins. Ele próprio se restringe à cabeça, aos ossos, aos músculos intercostais, à gordura, aos intestinos, ao feto e à placenta. [...] Uma dieta apenas de carne é insatisfatória, a menos que se siga o costume indígena. Para se manter em boas condições, deve-se consumir uma grande quantidade de gordura crua seca pela fumaça. A gordura bem cozida é mais palatável, mas também mais enjoativa.” (Wheeler, 1914: 58)

“É raro, entre os esquimós do Alasca e do rio Mackenzie, que os pernis de caribu sejam consumidos quando há quantidade suficiente de outras carnes. Os pernis, parte das vísceras, os pulmões e o fígado, a carne externa do pescoço e do peito e o filé são alimento dos cães.” (Stefansson, 1921: 232)

“Se uma família de três esquimós tem uma equipe de seis cães, então, em média, as pessoas comem metade de cada caribu e os cães comem a outra metade. E as metades são sempre as mesmas. Os cães, por exemplo, ficam com todos os fígados, enquanto as pessoas ficam com todas as cabeças; os cães recebem todos os filés e a maior parte dos pernis, enquanto as pessoas ficam com todo o peito e com a maior parte da carne das costelas.” (Stefansson, 1944: 2)

Mas ele também cita:

“Observei que os indígenas davam grande importância ao consumo dos órgãos dos animais, incluindo as paredes de partes do trato digestivo. Grande parte da carne muscular dos animais era dada aos cães.” (Price, 1939: 260)

Da mesma forma, em Fat of the Land, Stefansson enfatiza repetidamente que fígado de caribu e de outros animais era dado aos cães, mas também observa que o fígado de foca, em particular, era frequentemente consumido de forma preferencial pelas pessoas. Pode haver componentes específicos em diferentes fontes que as tornem mais ou menos desejáveis ou toleráveis. Por exemplo, em média, o fígado de foca contém aproximadamente metade da vitamina A encontrada no fígado de caribu — embora a variabilidade seja enorme — [19], e provavelmente também contém bastante taurina, que pode exercer um efeito atenuante sobre a hipervitaminose A [20]. Isso talvez seja relevante para a observação de que o fígado de foca, quando consumido, muitas vezes era ingerido cru, já que a taurina é muito sensível ao calor.

Independentemente disso, mesmo que o fígado fosse dado aos cães apenas parte do tempo, isso poderia produzir um grande efeito sobre a ingestão total humana. É até plausível que o fígado não consumido pelas pessoas tenha feito parte da atração original que aproximou os canídeos dos acampamentos humanos. Evidências desse tipo colocam em séria dúvida até mesmo o cálculo de limite superior segundo o qual deveríamos comer fígado na mesma proporção correspondente ao animal do qual consumimos outras partes.

O gado moderno tem mais vitamina A

Outro componente frequentemente ignorado foi algo que aprendi com Matthew Dalby em seu infelizmente abandonado blog The Call of the Honey Guide. Em uma publicação preservada no Wayback Machine, ele descreveu suas descobertas indicando que, devido às práticas modernas de suplementação na pecuária, o fígado que compramos hoje pode apresentar níveis significativamente maiores de vitamina A do que no passado — potencialmente de 3 a 9 vezes mais.

Além disso, como consequência da melhoria da qualidade da alimentação e das práticas de criação, especialistas em forragens da Oklahoma State University afirmam que, nos últimos anos, “a vitamina A provavelmente tem sido fornecida em excesso e, em muitos casos, em excesso drástico”.

Mesmo que você rejeite todos os meus argumentos anteriores sobre a quantidade de fígado que os seres humanos do Paleolítico consumiam regularmente, isso deveria, no mínimo, fazê-lo parar para pensar.

Em resumo

A defesa do “nose-to-tail” se baseia em ideias românticas e incoerentes sobre seres humanos famintos que comiam tudo indiscriminadamente — como nenhuma outra criatura na Terra — e que não tinham capacidade de armazenar alimentos, contrariando as evidências. Ela ignora evidências etnográficas sobre a divisão dos alimentos e pressupõe, de forma equivocada, que o suprimento alimentar moderno reproduz os perfis nutricionais do passado.

Além disso, essa defesa incentiva a ignorar sinais fisiológicos reais de possível dano, como a adaptação do paladar, e desconsidera a experiência coletiva de pessoas que praticam a Dieta Carnívora e apresentam resultados subjetivos ou objetivos melhores quando consomem vísceras raramente ou não as consomem. Como a suplementação é uma das poucas formas de ganhar dinheiro com uma Dieta Carnívora, essa defesa se torna ainda mais suspeita.

Referências e trechos citados

1. Gary Taubes — Good Calories, Bad Calories

Acessar a obra

O problema dessa versão da história dos Pima é que obesidade e excesso de peso já eram evidentes um século atrás, quando a transição nutricional relevante ocorreu da abundância relativa para a pobreza extrema. De novembro de 1901 a junho de 1902, o antropólogo de Harvard Frank Russell viveu na reserva Pima, ao sul de Phoenix, estudando o povo e sua cultura. Muitos dos Pima mais velhos, observou Russell em um relatório do Bureau of American Ethnology, “apresentam um grau de obesidade que contrasta de forma marcante com a imagem convencional do indígena ‘alto e esguio’”.

A obesidade entre os Pima não é um fenômeno novo, como demonstra a fotografia de “Fat Louisa”, tirada em 1901 ou 1902 pelo antropólogo de Harvard Frank Russell.

A avaliação de Russell sobre a corpulência relativa dos Pima foi posteriormente confirmada pelo antropólogo e médico Ales Hrdlicka, que visitou a reserva Pima em 1902 e 1905. “Indivíduos especialmente bem nutridos, mulheres e também homens, ocorrem em todas as tribos e em todas as idades”, relatou Hrdlicka, “mas a obesidade verdadeira é encontrada quase exclusivamente entre os indígenas que vivem em reservas”.

Por talvez dois milênios, os Pima viveram tanto como caçadores-coletores quanto como agricultores. Havia abundância de caça na região, assim como peixes e moluscos no rio Gila. Quando o missionário jesuíta Eusebio Kino chegou aos Pima em 1787, a tribo já cultivava milho e feijão em campos irrigados pelas águas do rio Gila. Nas décadas seguintes, passaram a criar gado e aves e a cultivar trigo, melões e figos. Também comiam vagens de mesquite, frutos do cacto saguaro e uma papa feita do que Russell mais tarde chamou de “vermes não identificados”. Em 1846, quando um batalhão do Exército dos Estados Unidos atravessou as terras dos Pima, o cirurgião do batalhão, John Griffin, descreveu-os como “vigorosos” e com “excelente saúde”. Ele também observou que os Pima tinham “a maior abundância de alimentos e cuidam bem deles, como vimos em muitos de seus depósitos cheios de abóboras, melões, milho etc.”

A vida começou a mudar dramaticamente no ano seguinte, quando foi aberta uma rota de carroças para a Califórnia “passando por Tucson e pelas aldeias Pima”. Essa rota se tornou o caminho terrestre mais ao sul para a corrida do ouro da Califórnia, iniciada em 1849; dezenas de milhares de viajantes atravessaram as aldeias Pima em direção ao oeste durante a década seguinte. Eles dependiam dos Pima para obter alimentos e suprimentos.

Com a chegada de colonos anglo-americanos e mexicanos no fim da década de 1860, a prosperidade dos Pima terminou, sendo substituída pelo que o povo chamou de “os anos da fome”. No quarto de século seguinte, os recém-chegados caçaram os animais locais quase até a extinção, e a água do rio Gila, da qual os Pima dependiam para pescar e irrigar seus próprios campos, foi “inteiramente absorvida pelos assentamentos anglo-americanos rio acima”. Em meados da década de 1890, os Pima dependiam de rações fornecidas pelo governo para evitar a fome, e essa ainda era a situação quando Hrdlicka e Russell chegaram no início do século XX.

2. Kindler, Lutz, Sabine Gaudzinski-Windheuser, Fulco Scherjon, et al. “Large-Scale Processing of within-Bone Nutrients by Neanderthals, 125,000 Years Ago.” Science Advances 11, nº 27 (2025): eadv1257.

https://doi.org/10.1126/sciadv.adv1257

Nessa área, os neandertais praticavam o processamento em grande escala de uma ampla variedade de recursos animais, incluindo elefantes-da-floresta, os maiores mamíferos terrestres do Pleistoceno. Aqui, concentramos nossa análise em um dos locais mais ricos, Neumark-Nord 2/2 (NN2/2). Apresentamos dados mostrando que partes corporais de pelo menos 172 grandes mamíferos — principalmente bovídeos, cavalos e cervos — foram levadas a NN2/2 para processamento intensivo de lipídios, atividade realizada durante um período relativamente curto em uma área muito pequena próxima à margem da água. Esse processamento envolvia extração de medula, além da produção de dezenas de milhares de pequenos fragmentos ósseos para obtenção de gordura.

3. Ben-Dor, Miki, e Ran Barkai. “A Bioenergetic Approach Favors the Preservation and Protection of Prey, Not Cooking, as the Drivers of Early Fire.” Frontiers in Nutrition 12 (maio de 2025): 1585182.

https://doi.org/10.3389/fnut.2025.1585182

A caça de presas grandes (>100 kg) proporcionava retornos energéticos significativamente maiores (16.269 cal/h) do que a coleta de plantas (1.443 cal/h), com mega-herbívoros como o hipopótamo fornecendo alimento por até 22 dias para um grupo de 25 pessoas.

4. Ben-Dor, Miki, e Ran Barkai. Supersize Does Matter: The Importance of Large Prey in Palaeolithic Subsistence and a Method for Measuring Its Significance in Zooarchaeological Assemblages. 14 de abril de 2021.

https://doi.org/10.15496/publikation-55587

Cerca de 50% da estimativa calórica apresentada por eles — ou um milhão de calorias dos recursos energéticos de um elefante — encontra-se na forma de gordura (Ben-Dor et al., 2011; Guil-Guerrero et al., 2018), que, em sua maior parte, não precisa ser defumada para ser preservada. Da mesma forma, um elefante do Pleistoceno provavelmente fornecia o dobro das calorias estimadas no trabalho, oferecendo ao grupo de caçadores calorias e ácidos graxos essenciais por semanas e constituindo, portanto, um pacote alimentar certamente muito valorizado.

5. Barkai, Ran. “Chapter 11 — An Elephant to Share: Rethinking the Origins of Meat and Fat Sharing in Palaeolithic Societies (Towards a Broader View of Hunter-Gatherer Sharing).” McDonald Institute for Archaeological Research, 2019.

https://doi.org/10.17863/CAM.47189

O efeito das enormes quantidades e qualidades sem precedentes de gordura e carne fornecidas pela caça de um único elefante, acompanhado pelo comportamento recíproco dos seres humanos em relação aos seus equivalentes não humanos, pode ter contribuído para o padrão comportamental humano de compartilhamento destinado a resolver essa dissonância. O compartilhamento da gordura e da carne do proboscídeo caçado tinha como objetivo tratar a carcaça com respeito, distribuindo as partes comestíveis entre os membros do grupo e também entre grupos vizinhos e, muito provavelmente, utilizando as partes não comestíveis como réplicas de ferramentas ou como ferramentas práticas, pingentes, estatuetas etc.

6. Blasco, R., J. Rosell, M. Arilla, et al. “Bone Marrow Storage and Delayed Consumption at Middle Pleistocene Qesem Cave, Israel (420 to 200 Ka).” Science Advances 5, nº 10 (2019): eaav9822.

https://doi.org/10.1126/sciadv.aav9822

O consumo de medula tem sido associado ao consumo imediato após a obtenção e remoção dos tecidos moles. Aqui apresentamos a evidência mais antiga de armazenamento e consumo tardio de medula óssea na caverna de Qesem, em Israel (~420 a 200 mil anos atrás). Utilizando séries experimentais que controlaram o tempo de exposição e parâmetros ambientais, combinadas com análises químicas, avaliamos a preservação da medula óssea. A combinação de resultados arqueológicos e experimentais permitiu identificar marcas específicas associadas à remoção da pele seca e determinar uma baixa taxa de degradação da gordura da medula após até nove semanas de exposição.

7. Speth, John D. Putrid Meat and Fish in the Eurasian Middle and Upper Paleolithic: Are We Missing a Key Part of Neanderthal and Modern Human Diet? s.d., 29.

Este trabalho começa explorando o papel da carne, do peixe e da gordura fermentados e deliberadamente apodrecidos na dieta de caçadores-coletores modernos em todo o Ártico e Subártico. Essas práticas “pré-digerem” parcialmente o elevado teor de proteína e gordura típico das dietas de forrageadores do norte, sem necessidade de cozimento e, portanto, sem necessidade de fogo ou de combustível escasso. Devido às propriedades peculiares de muitas bactérias, incluindo várias bactérias ácido-láticas que colonizam rapidamente carne e peixe em decomposição, esses alimentos podem permanecer livres de patógenos por semanas ou até meses e continuar seguros para consumo.

Na segunda parte do artigo, estendo esses argumentos para sugerir que carne, peixe e gordura em estado de putrefação provavelmente tiveram importância semelhante no modo de vida e nas adaptações de hominínios paleolíticos da Eurásia que habitavam ambientes comparáveis. Se essas práticas alimentares eram de fato comuns entre o Pleistoceno Médio e Superior, elas podem ajudar a explicar aspectos do registro arqueológico atualmente difíceis de compreender, como as evidências intermitentes do uso do fogo — e, consequentemente, do cozimento — durante o Paleolítico Médio eurasiático.

8. Beasley, DeAnna E., Amanda M. Koltz, Joanna E. Lambert, Noah Fierer e Rob R. Dunn. “The Evolution of Stomach Acidity and Its Relevance to the Human Microbiome.” PLoS ONE 10, nº 7 (2015).

https://doi.org/10.1371/journal.pone.0134116

É interessante observar que os seres humanos, de forma única entre os primatas considerados até agora, parecem apresentar valores de pH estomacal mais semelhantes aos de animais necrófagos do que aos da maioria dos carnívoros e onívoros. Na ausência de bons dados sobre o pH de outros hominoides, é difícil prever quando um ambiente tão ácido evoluiu. Já se argumentou que os babuínos (Papio spp.) apresentam estratégias de alimentação e forrageamento bastante semelhantes às humanas em termos de onivoria eclética, mas seus estômagos — embora geralmente considerados ácidos (pH = 3,7) — não apresentam o pH extremamente baixo observado nos seres humanos modernos (pH = 1,5). Uma explicação para tamanha acidez pode ser que o consumo de carniça tenha sido mais importante na evolução humana — e dos hominínios em geral — do que atualmente se considera.

9. Berbesque, J. Colette, Frank W. Marlowe, Peter Shaw e Peter Thompson. “Hunter–Gatherers Have Less Famine than Agriculturalists.” Biology Letters 10, nº 1 (2014).

https://doi.org/10.1098/rsbl.2013.0853

A ideia de que sociedades de caçadores-coletores sofrem fome com maior frequência do que sociedades que utilizam outros modos de subsistência é difundida na literatura sobre evolução humana. Essa ideia sustenta, por exemplo, a “hipótese do genótipo econômico”. Essa hipótese propõe que nossos ancestrais caçadores-coletores eram adaptados a fomes frequentes e que esses “genótipos econômicos”, antes adaptativos, seriam hoje responsáveis pela atual epidemia de obesidade. A sugestão de que caçadores-coletores seriam mais suscetíveis à fome também sustenta a suposição amplamente difundida de que essas sociedades viveriam em habitats marginais. Apesar da ubiquidade das referências a ciclos de “festa e fome” na literatura que descreve nossos ancestrais caçadores-coletores, raramente se testou se eles realmente sofriam mais fome do que outras sociedades.

Aqui, analisamos a frequência e a gravidade da fome em uma grande base de dados intercultural para explorar as relações entre formas de subsistência e risco de fome. Este é o primeiro estudo a relatar que, quando controlamos a qualidade do habitat, caçadores-coletores apresentavam significativamente menos — e não mais — episódios de fome do que outros modos de subsistência. Esse achado desafia algumas das premissas usadas em modelos sobre a evolução da dieta humana, além de afetar nossa compreensão da epidemia recente de obesidade e diabetes mellitus tipo 2.

10. Marlowe, Frank W., e Julia C. Berbesque. “Tubers as Fallback Foods and Their Impact on Hadza Hunter-Gatherers.” American Journal of Physical Anthropology 140, nº 4 (2009): 751–758.

https://doi.org/10.1002/ajpa.21040

Os Hadza são caçadores-coletores da Tanzânia. Sua dieta pode ser convenientemente dividida em cinco categorias principais: tubérculos, frutas silvestres, carne, baobá e mel. Mostramos aos Hadza fotografias desses alimentos e pedimos que os classificassem em ordem de preferência. O mel ficou em primeiro lugar. Os tubérculos, como esperado devido ao baixo valor calórico, ficaram em último. Como eram os alimentos menos preferidos, utilizamos a quantidade de tubérculos que chegava ao acampamento ao longo do ano como uma estimativa mínima de sua disponibilidade. Os tubérculos se encaixam na definição de alimentos de recurso — estão entre os mais continuamente disponíveis, mas são os menos preferidos.

11. Nakamura, Michio, e Noriko Itoh. “Seeds from Feces: Implications for Seed Dispersal and Fecal Analyses.” In: Mahale Chimpanzees: 50 Years of Research. Cambridge University Press, 2015.

Acessar a publicação

Existem várias espécies de frutos em Mahale que não são engolidas imediatamente, mas consumidas por meio de um processo de mastigação e compressão na boca chamado wadging. Normalmente, o chimpanzé coloca porções do fruto entre os lábios e os incisivos e, sem morder, espreme o suco. As partes do fruto que permanecem depois da extração — casca, sementes e fibras — formam o chamado wadge, que geralmente é descartado. Ocasionalmente, porém, os chimpanzés comem e engolem esse material.

12. Ben-Dor, Miki. “Use of Animal Fat as a Symbol of Health in Traditional Societies Suggests Humans May Be Well Adapted to Its Consumption.” Journal of Evolution and Health 1, nº 1 (2013).

https://doi.org/10.15310/2334-3591.1022

Há ampla evidência etnográfica da dependência humana e da preferência pela gordura animal como fonte de alimento. Kelly escreve que, embora os relatos etnográficos estejam repletos de referências à importância da carne, eles também transmitem de forma igualmente clara a importância da gordura. Ele acrescenta que talvez seja a gordura, mais do que a proteína, que impulsione o desejo por carne em muitas sociedades de forrageadores. Lee escreve sobre os !Kung do Kalahari: “Animais gordos são intensamente desejados, e todos os !Kung manifestam um desejo constante por gordura animal”. Sobre os Cree da baía de James, Rockwell escreve: “Os Cree consideravam a gordura a parte mais importante de qualquer animal. Uma das razões pelas quais valorizavam os ursos acima de outros animais era sua gordura corporal e o fato de que essa gordura, depois de derretida, produzia uma gordura culinária de alta qualidade”.

A importância da gordura é demonstrada de forma particularmente clara no relato de Tindale sobre os Pitjandjara da Austrália. Ao matar o animal, eles imediatamente apalpavam o corpo em busca de sinais da presença de gordura do omento. Se o animal fosse njuka, isto é, sem gordura, normalmente era abandonado, a menos que eles próprios estivessem passando fome. Coote e Shelton relatam uma atitude semelhante entre os Yolngu de Arnhem, na Austrália, dizendo que “animais sem gordura podem, de fato, ser rejeitados como alimento”. Em resumo, as evidências etnográficas corroboram as evidências arqueológicas sobre o papel destacado da gordura animal na nutrição e no comportamento humanos.

13. Rudman, Daniel, Thomas J. DiFulco, John T. Galambos, Robert B. Smith, Atef A. Salam e W. Dean Warren. “Maximal Rates of Excretion and Synthesis of Urea in Normal and Cirrhotic Subjects.” Journal of Clinical Investigation 52, nº 9 (1973): 2241–2249.

Quando indivíduos normais consomem 0,33 g de nitrogênio proteico por kg de peso corporal por dia, excretam 10–15 mg de nitrogênio de ureia por hora por kg. Quando passam a ingerir doses crescentes de proteína — 0,27; 0,40; 0,53; 0,94 ou 1,33 g de nitrogênio proteico/kg — na forma de caseína, ovalbumina ou lactalbumina, a taxa de excreção de nitrogênio da ureia aumenta dentro de quatro horas. Na dose C (0,53 g), é atingida uma taxa máxima de excreção urinária de ureia, em média de 55 mg de nitrogênio de ureia/h/kg, mantida por 16 horas. Doses maiores não aumentam ainda mais a velocidade da excreção de ureia, mas prolongam sua duração máxima para até 28 horas. Os achados indicam que esse período corresponde à taxa máxima de síntese de ureia.

14. Keogh, B., P. French, J. J. Murphy, et al. “A Note on the Effect of Dietary Proportions of Kale (Brassica oleracea) and Grass Silage on Rumen pH and Volatile Fatty Acid Concentrations in Dry Dairy Cows.” Livestock Science 126, nº 1 (2009): 302–305.

https://doi.org/10.1016/j.livsci.2009.06.010

Oferecer às vacas secas a dieta K100 em comparação com K0 reduziu a ingestão de matéria seca em 17,5% (7,32 contra 8,87 kg de matéria seca/dia), o que pode estar relacionado à presença de sulfóxido de S-metil-L-cisteína, capaz de causar anemia hemolítica e reduzir a ingestão de matéria seca. Os resultados sugerem que o aumento da proporção de couve na dieta esteve associado a uma redução progressiva da ingestão, com efeitos mínimos sobre o pH ruminal, a concentração total de ácidos graxos voláteis e suas proporções individuais.

15. Estell, R. E. “Coping with Shrub Secondary Metabolites by Ruminants.” Small Ruminant Research 94, nº 1 (2010): 1–9.

https://doi.org/10.1016/j.smallrumres.2010.09.012

Os ruminantes lidam com metabólitos secundários das plantas por meio de mecanismos comportamentais e fisiológicos integrados, envolvendo processos tanto pré-ingestivos, como os sensoriais, quanto pós-ingestivos. Entre as estratégias comportamentais estão reduzir o consumo, evitar determinados compostos — especialmente os amargos —, experimentar pequenas quantidades com cautela para aprender suas consequências, selecionar plantas ou partes com concentrações menores, interromper temporariamente a ingestão, mudar o padrão alimentar, alterar a composição da dieta, aumentar a variedade de alimentos, manter a ingestão desses compostos abaixo de um limiar crítico, consumir componentes capazes de contrabalançá-los e até ingerir solo.

16. Levey, Douglas J., e Carlos Martínez del Rio. “It Takes Guts (And More) to Eat Fruit: Lessons from Avian Nutritional Ecology.” The Auk 118, nº 4 (2001): 819–831.

https://doi.org/10.2307/4089834

A interação entre metabólitos secundários dos frutos e o uso e a disponibilidade de proteína é bem ilustrada pelo estudo de Witmer (2001) sobre o consumo, na primavera, dos frutos de Viburnum opulus por cedar waxwings. Os frutos amadurecem no outono, mas permanecem sem ser consumidos durante o inverno. Na primavera, bandos dessas aves rapidamente retiram os frutos dos arbustos. Depois de testar e rejeitar cuidadosamente várias hipóteses anteriores para explicar esse padrão curioso, Witmer demonstrou em campo que as aves somente ingeriam os frutos quando também podiam obter proteína adicional dos amentilhos de choupo, disponíveis apenas na primavera.

No laboratório, mostrou que as aves mantinham a massa corporal e um balanço proteico positivo apenas quando consumiam tanto os frutos quanto os amentilhos ricos em proteína. Elas perdiam massa quando recebiam apenas os frutos ou apenas os amentilhos. Os frutos de Viburnum opulus contêm energia suficiente para atender às necessidades das aves, mas possuem pouca proteína e altos níveis de ácido clorogênico, um composto fenólico tóxico.

17. Lahtinen, Maria, David Clinnick, Kristiina Mannermaa, J. Sakari Salonen e Suvi Viranta. “Excess Protein Enabled Dog Domestication during Severe Ice Age Winters.” Scientific Reports 11, nº 1 (2021): 7.

https://doi.org/10.1038/s41598-020-78214-4

Como os seres humanos poderiam ter domesticado uma espécie competidora? Apresentamos aqui uma nova hipótese baseada na divisão de alimentos e recursos entre humanos e lobos/cães em processo inicial de domesticação. Os seres humanos não são completamente adaptados a uma dieta carnívora; o consumo humano de carne é limitado pela capacidade do fígado de metabolizar proteína. Os lobos, ao contrário, podem sobreviver por meses com carne magra. Apresentamos dados mostrando que todos os sítios arqueológicos do Pleistoceno com restos de cães ou cães incipientes estão localizados em áreas comparáveis a ambientes subárticos e árticos.

Nossos cálculos mostram que, durante invernos rigorosos, quando a caça era magra e pobre em gordura, os caçadores-coletores do final do Pleistoceno na Eurásia teriam um excedente de proteína de origem animal que poderia ser compartilhado com cães em processo de domesticação. Nossa teoria de partilha de recursos explica como a competição pode ter sido reduzida durante a fase inicial da domesticação dos cães.

18. Speth, John D. “Rethinking Binford’s Utility Indices: Interpretive Problems in Northern Environments and Their Pleistocene Analogs.” PaleoAnthropology, 17 de outubro de 2022.

https://doi.org/10.48738/2022.ISS2.113

19. Egeland, Grace M., Peter Berti, Rula Soueida, Laura T. Arbour, Olivier Receveur e Harriet V. Kuhnlein. “Age Differences in Vitamin A Intake Among Canadian Inuit.” Canadian Journal of Public Health 95, nº 6 (2004): 465–469.

Fígado Vitamina A mediana (µg/100 g) Faixa relatada
Foca-anelada 5.490 195–15.000
Caribu 9.640 4.122–32.000

20. Yeh, Yen-Hung, Ya-Ting Lee, Hung-Sheng Hsieh e Deng-Fwu Hwang. “Effect of Taurine on Toxicity of Vitamin A in Rats.” Food Chemistry 106, nº 1 (2008): 260–268.

https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2007.05.084

O acúmulo de vitamina A é a consequência líquida dos processos de absorção, biotransformação e eliminação em um indivíduo. Depois que a vitamina A é absorvida, a taurina exerce ações sinérgicas ao captá-la para formar vitamina-thionein. Embora a meia-vida dessa substância no fígado e nos rins não seja conhecida com precisão, ela é de muitos anos e, com a retenção contínua, ocorre acúmulo progressivo nesses tecidos.

A quantidade acumulada de vitamina A nos tecidos foi efetivamente reduzida pela taurina. A taurina é um aminoácido especial que possui um grupo amino e um grupo sulfonato. Esses grupos funcionais podem se ligar à vitamina A e estimular a excreção desses compostos. O estudo também encontrou um pequeno aumento da quantidade de vitamina A no soro de ratos que receberam suplementação de taurina. Não há evidência de que a taurina reduza diretamente a produção de radicais livres; ela pode atuar ligando-se à vitamina A, que então deixa de ser absorvida ou é excretada mais rapidamente. Em outras palavras, pode reduzir a biodisponibilidade geral da vitamina A ou a disponibilidade intracelular da vitamina A absorvida. Portanto, a taurina da dieta pode desempenhar um papel na redução dos efeitos tóxicos da vitamina A no fígado e nos rins de ratos.

Fonte: https://www.mostly-fat.com/2026/10/hypervitaminosis-a-the-nose-to-tail-fallacies/
Postagem Anterior Próxima Postagem
📬 Conteúdos como este chegam toda semana na newsletter "A Lupa", com estudos completos que não são publicados neste site, além de indicações de podcasts, livros, estudos clássicos e documentários. Assine agora para ter acesso exclusivo!
📖 Se este conteúdo foi útil para você, considere apoiar este trabalho. Os apoiadores recebem uma curadoria mensal de estudos com resumos claros, análise prática e referências diretas, além de contribuir para a continuidade deste projeto independente. Apoie e tenha acesso ao material exclusivo.